Logo Pegaso Sociedad GnosticaBanner Sociedad Gnostica

Objetivo da Gnose

A missão do gnosticismo hoje

A missão do gnosticismo hoje A missão do Gnosticismo nesta época é entregar o método e os instrumentos de trabalho para a realização em cada um de nós do Homem Interior. E de nossa cooperação com o Ser dependerá a realização deste objetivo transcendental.

O divórcio entre a ciência, arte, filosofia e mística, tem causado a degeneração da nossa civilização. Assim, já não apreciamos mais a poesia da natureza, a harmonia que emana do universo; e até as relações humanas se tornaram frias, motivo pelo qual, nosso coração já não se comove diante da dor humana.

Por isso o ensinamento gnóstico propõe em seus programas de estudos teórico-prático: a comunhão entre a ciência, arte, filosofia e mística, como única maneira de poder resgatar os valores mais elevados do ser humano, porque sem os valores éticos a vida estaria completamente vazia, sem transcendência e sem a realização do Ser interior profundo.

Sendo isto possível mediante o desenvolvimento da emoção superior, que torna mais humana a ciência, mais sublime a arte, mais intuitiva a filosofia e mais objetivo o misticismo.

Concluímos dizendo que a Gnosis é, portanto, a luz da ciência, a arte do belo e do bom, o amor à sabedoria, a eterna primavera mística.