Logo Pegaso Sociedad GnosticaSociedad Gnostica Samael Aun Weor

A Sociedade Gnóstica Samael Aun Weor

Bem-vindos

Bem-vindos à "Sociedade Gnóstica Samael Aun Weor", instituição criada com um propósito bem definido, que é retomar o "espirito gnóstico iniciático" que tanto interessou ao Mestre Samael e aos seus primeiros discípulos, e que por uma razão justificada, a de difundir e expandir a mensagem gnóstica, pois sentíamos que tal espirito estava se perdendo. "O Espirito gnóstico iniciático" está complemente presente em uma das principais obras do V.M. Samael Aun Weor, o livro As Três Montanhas. Então, a partir deste instante, sabe o investigador sincero, onde inicia este caminho e como pode ser percorrido, e qual é o seu objetivo principal. E tudo isso é o que melhor define a Gnose, ao gnóstico e ao autentico gnosticismo.

O que é Gnose?

A Gnose se define melhor através da palavra "gnóstico": aquele que estuda e vive a Gnose. A palavra Gnóstico vem do grego gnostikos, de gignookein: conhecer. Por isso dizemos que a palavra Gnose vem do grego e que significa conhecimento, um "conhecimento iluminador", um "conhecimento salvador", que salva da ignorância aquele que alcança o conhecimento de si mesmo. E é neste sentido que se afirma que a Gnose é um funcionalismo muito natural da Consciência desperta, uma Philosophia Perennis et Universalis. Um conhecimento sintético, com valores completamente próprios que permitem ao sincero buscador alcançar o Ser e o Saber Universal.

Gnosticismo de hoje

O termo "gnosticismo" reflete sobre o significado da palavra dando a ideia de sistemas ou correntes dedicados ao estudo da Gnose.

Nesta época, a missão do Gnosticismo é novamente entregar o método e os instrumentos de trabalho necessários para a realização, em cada um nós, do Homem interior.