Logo Pegaso Sociedad GnosticaBanner Sociedad Gnostica

A Gnose como Filosofia

Amor à sabedoria

"A filosofia, apesar de suas divisões (lógica, ética, estética e teoria do conhecimento, etc.), é em si mesma reflexão evidente, conhecimento místico do Ser, funcionalismo consciente da consciência desperta". Em síntese, a filosofia é o amor à sabedoria. Seu método é a introspecção, que conduz à experiência direta da Verdade. E a filosofia deve sempre responder às grandes questões da existência: Quem sou? De onde venho? Para onde vou?

A Gnose como Filosofia é em realidade um mecanismo natural da Consciência desperta, e como tal surge em cada tempo e em cada lugar.

A filosofia gnóstica

A filosofia gnóstica está presente nos Vedas da Índia e nas profecias do povo hebreu, no Tao Te King e nos Diálogos platônicos, na teologia do Evangelho de São João e no Mahayana, em Plotino e no Areopagita, entre os sufis persas e os místicos cristãos da Idade Média e do Renascimento. A filosofia perene tem falado quase todos os idiomas da Ásia e Europa e tem utilizado as terminologias e tradições mais importantes para estar sempre presente em todas as religiões e filosofias da Terra.